Prefeitura realiza curso para mulheres sobre Produção Artesanal de Conserva de Frutas pelo SENAR/MT

Por Luiz Carlos Bordin

Prefeitura realiza curso para mulheres sobre Produção Artesanal de Conserva de Frutas  pelo SENAR/MT

Neste mês de Março, o município de São José dos Quatro Marcos-MT recebeu o curso de Produção Artesanal de Conserva de Frutas oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado de Mato Grosso. O curso foi organizado pela Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio e Sindicato Rural.

O objetivo do curso foi capacitar os participantes a produzir de forma artesanal diferentes tipos de conservas de doces utilizando frutas, aplicando as técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos. Dentre as técnicas pela demonstradas pela instrutora Sandra Alves, estava o: doce pastoso, doce em ponto de corte, doce em ponto de colher, doce cristalizado, geleias, compotas e licores.

O secretário de Agricultura, Vagner Meira, afirma que o curso Produção Artesanal de Conserva de Frutas tem por finalidade fomentar do beneficiamento da produção de frutas cultivadas no município, promovendo a agregação de valores e a geração de emprego e renda no campo e na cidade.

Para o Prefeito Municipal Jamis Silva, o curso realizado estimula que pessoas que participam possam instalar pequenos negócios e agroindústrias rurais e urbanas, fortalecendo a cadeia produtiva da fruticultura, gerando emprego e renda no município.

O curso teve duração de 32 horas, e ocorreu entre os dias 23 a 26/03 na sede do Sindicato Rural do município. O número de participantes do curso foi 15 pessoas, sendo, estes, todos mulheres, moradoras da sede do município.

Em 2021, será realizado vários cursos do SENAR nas linhas de Formação Profissional Rural e Promoção Social solicitados pelas Secretarias Municipais de Agricultura e de Assistência Social ao Sindicato Rural no 2020. Os cursos visam atender prioritariamente agricultores familiares, mulheres agricultoras, jovens rurais e pessoas de baixa renda.

Na realização dos cursos do SENAR, todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 são adotadas, como aferição de temperatura corporal, uso obrigatório de máscaras, uso de álcool em gel e distanciamento social entre os participantes.